quinta-feira, 18 de junho de 2009

Filmes que formaram a minha personalidade - parte 1

Ao contrário do que possa parecer, eu raramente assisto filmes. Com toda sinceridade do mundo, não lembro a última vez de ter ido a um cinema ou mesmo ter alugado um DVD na locadora. Mesmo não sendo um grande apreciador da sétima arte, entretanto, resolvi escrever brevemente sobre alguns dos filmes que influenciaram na formação do meu caráter e personalidade, e que também marcaram toda uma geração.

- Clube da Luta
- Clube dos Cinco
- Hackers
- Jogos de Guerra
- Rocky III
- American Pie

Clube da Luta é o atalho para o baú que contém respostas para muitas perguntas sobre si mesmo, no sentido mais substancial e intrínseco do homem. Depois de assistir o filme eu particularmente comecei a olhar o ser humano sob uma perspectiva diferente, enxergando com maior clareza o lado mais animal, baseado em instintos e de caçador-coletor, como nos tempos mais primitivos (ver hunter-gatherer sense).

Ao abordar solidão, tédio e distúrbios psiquiátricos, como insônia e esquizofrenia, o filme realça ainda mais a idéia de que a linha entre normalidade e loucura é mesmo tênue, e que existe uma realidade ainda não explorada dentro de nós mesmos, que nos convida a conhecê-la em situações de depressão profunda ou outros distúrbios mentais.


A idéia do Projeto Caos (Project Mayhem, em inglês), de rejeição da civilização e sociedade, condiz com alguns dos meus pensamentos em momentos neo-ludistas e de niilismo. Às vezes eu acordo com a vontade de destruir algo belo somente pelo prazer da destruição. (E vocês também, nem venham dizer que eu sou pirado.)


"In the world I see - you are stalking elk through the damp canyon forests around the ruins of Rockefeller Center"

A película também é recheada de algumas das melhores frases de efeito da história no cinema e outros textos igualmente marcantes. Como descrito pelo New York Times, Clube da Luta é "um soco na mente". Definitivamente, Tyler Durden realinhou minha percepção.

Clube dos Cinco também tem um lugar especial no meu coração. Dirigido pelo mestre John Hughes, responsável pelos maiores sucessos de comédia dos anos 80 como Curtindo a Vida Adoidado e Gatinhas e Gatões, o filme tem toda uma aura especial que vai além de uma mera uma comédia teen, mas que tem conteúdo e traz uma mensagem sobre como rótulos e primeiras impressões caem por terra ao cruzarmos a barreira da superficialidade quando conhecemos alguém mais profundamente. Além disso, o filme tem como atrizes as duas maiores gatinhas do cinema da época, Molly Ringwald e Ally Sheedy.

Hackers e Jogos de Guerra dispensam justificativas. Os que me conhecem (e aos filmes também) sabem os por ques. Pirateiem o planeta! :)

Rocky III é provavelmente um dos melhores filmes de todos os tempos. O terceiro da franquia de Stallone é uma tremenda lição de vida, renovação de espírito e superação ao mostrar a derrota para Clubber Lang e posterior decadência de Rocky, até que ele, com muito esforço e dedicação, consegue dar a volta por cima e se torna novamente o rei dos ringues.

American Pie também é outro que dispensa comentários. Sempre fui fã de comédias adolescentes escrachadas com senso de putaria calibrado ao máximo, e o primeiro American Pie atinge o ápice desse gênero, honrando de forma majestosa o legado deixado por Picardias Estudantis, Porky's e Loverboy nos anos 80. As aventuras de Jim, Kevin, Paul Finch, Ostricher e Stifler me fizeram rir descontroladamente por uma semana depois que assisti o filme pela primeira vez. Sem dúvida a película foi um divisor de águas na comédia e dificilmente vão conseguir fazer outro filme tão divertido.