quinta-feira, 30 de julho de 2009

On the road: Eurotrip 2009


Sem meias palavras: viajar é, sem sombra de dúvidas, o melhor investimento que se pode fazer a si mesmo.
Quem me conhece sabe que sempre que posso tento satisfazer uma das minhas paixões, que é cair na estrada
e ter contato com as mais diversas culturas, costumes, situações, paisagens e pessoas ao redor do planeta.

Pela segunda vez na minha vida resolvi fazer um mini-mochilão de um mês pela Europa após ter me planejado
(e juntado dinheiro) durante pouco mais de um ano. Assim como da primeira vez, usei como fator motivante
[a.k.a. desculpa principal] um grande evento de informática na Holanda para poder começar os planos e
finalmente chegar na Europa.

Dessa vez também resolvi usar uma abordagem alternativa. Ao invés de ficar em albergues e ter de gastar
dinheiro com isso, estou utilizando o CouchSurfing para me hospedar na casa de outros mochileiros.
Já hospedei viajantes na minha casa em Recife e agora estou tirando proveito do CS para viajar.
Conhecer e se hospedar com gente local se torna muito mais proveitoso, barato e divertido do que ficar
hotel ou albergue, além de te proporcionar um intercâmbio cultural e mergulho nos costumes locais que
enriquece muito mais a sua viagem.

Antes de viajar tracei um esboço de roteiro, que não precisa ser necessariamente seguido à risca. Se você
estiver em uma cidade que já deu o que tinha que dar e seus dias começaram a ficar entediantes, compre uma
passagem e vá para outro. Ter datas completamente fixas acaba por "engessar" sua viagem e podem fazer com
que você perca várias chances de conhecer outros lugares bacanas, loiras gostosas e pessoas interessantes
em geral.
O meu roteiro básico inclui Londres, Cardiff, Helsinki, Tallinn, Riga, Vienna, Praia de Mare e Amsterdam.
Se você não jogou War nem assistiu Carmen San Diego o bastante, essas são as capitais da Inglaterra,
País de Gales,
Finlândia, Estônia, Letônia, Áustria e Holanda, com exceção de Praia que é uma cidade no
sul da Itália.

Como exemplo de flexibilidade de planos, Vienna entrou em cima da hora, por acaso, e não estava no roteiro
de até
uma semana antes de viajar. E se alguma das cidades acima ficar chata demais (o que já está
acontecendo com Helsinki),
pego um barco, trem, ônibus ou avião e me mando pra a próxima.

Vamos ver até onde essa aventura vai dar. Hit the road, Jack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário