quarta-feira, 27 de maio de 2009

Viva o rock em espanhol!

A relação de nós brasileiros com a música cantada em espanhol é quase inexistente. Apesar da proximidade geográfica do Brasil com quase todos os países da América do Sul e do fato de termos uma ampla cobertura de Internet nas principais cidades do país, continuamos totalmente ignorantes quanto à música produzida por nossos vizinhos regionais, bem como dos espanhóis, mexicanos e de países da América Central.

Tenho certeza que se eu pedir para os meus amigos nomearem pelo menos três artistas ou bandas que cantem em espanhol (não vale Shakira nem Ricky Martin), nenhum deles conseguirá se lembrar nem de dois nomes, e a maioria sequer conseguirá citar um único nome.

Um dos principais motivos de desconhecermos boas bandas que cantem em espanhol é o preconceito que nós brasileiros temos com o idioma hispânico. Paradoxalmente, aprendemos inglês na escola ao invés da língua corrente de todos os nossos vizinhos geográficos com exceção das Guianas. Muitos de nós acham que a língua espanhola é feia e que soa mal, e, portanto, cria-se uma barreira linguística (que é facilmente transponível com um pouquinho de vontade). Ah, junte aí o fato de o brasileiro não gostar de ser chamado de latino e o muro que nos separa da música em espanhol fica ainda maior.
Outro fator que contribui para a falta de popularização da música em espanhol no Brasil é que nosso país é uma espécie de "Estados Unidos regional", ou seja, devido a nossa hegemonia no Cone Sul, somos um centro de grande produção cultural e exportamos nossa música para nossos vizinhos, sobretudo a Argentina. Pergunte a qualquer argentino com menos de 25 anos o nome de bandas brasileiras que eles conhecem: a resposta estará na ponta da língua e incluirão, pelo menos, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana.

O que me motivou escrever este post foi o fato de recentemente eu ter me apaixonado por uma banda da Espanha conhecida como El Canto del Loco. ECDL, como também é conhecida, faz um dos melhores pop-rock que já ouvi em toda a minha vida. E essa minha afirmação não é mero exagero; basta escutá-los e você vai ver que a banda só não é mais famosa a ponto de ter canções em filmes
hollywoodianos porque não canta em inglês.

Mesmo com toda a dificuldade de fazer música de sucesso em sua língua nativa, diversos cantores e bandas continuam a fazer boa música
en español. Use e abuse do YouTube, Mp3Tube ou Deezer para curtir a música dessas bandas que cito como indicação:

- El Canto del Loco (Espanha)
- Fito Páez (Argentina)
- La Ley (Chile)
- Bellanova (México)
- Attaque 77 (Argentina)
- La Oreja de Van Gogh (Espanha)
- Carajo (Argentina)
- Los Fabulosos Cadillacs (Argentina)
- Café Tacvba (México)
- Ska-P (Espanha)
- Bacilos (Colômbia/Porto Rico/Brasil, porém radicados em Miami)

Acreditem em mim,
chicos: vale muito a pena ficar ligado no som que nuestros hermanos fazem.

4 comentários:

  1. Ae, realmente não sei nenhum nome de uma banda que cante em espanhol. hehehe
    Vou escutar algumas dessas bandas e ver se gosto. E concordo com você quanto as colocações quanto ao BraZil.

    ResponderExcluir
  2. e2,
    porque voce nao vai dar meia hora de cu?
    Blog e a cabeça da minha rola.
    Vai comer um cu porra!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a lingua espanhola feia, soa mal, nao gosto de ser chamado de latino, sou culturalmente dominado pela america do norte e so conheco como artistas latinos ricky martin, shakira e julio iglesias (ops!).

    ResponderExcluir
  4. Crucis, La Máquina de Hacer Pájaros, Mago de Oz, Amparanoia... essas são algumas que eu ouço direto! Inclusive já mandei Raphael ouvir Amparanoia e ele gostou \o/

    ResponderExcluir